A importância do Leitor RSS e do RSS feed

Neste post vamos abordar o que é o RSS e como esta tecnologia nos pode, em muito, facilitar a vida.

> O QUE É O RSS

A sigla R.S.S. é usada para substituir as expressões Rich Site Summary (RSS 0.91), RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0) e Really Simple Syndication (RSS 2.0).

É então um “subconjunto de “dialectos” XML que servem para agregar conteúdo ou ‘Web syndication’, podendo ser acedido mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.” in Wikipedia

 

Isto permite aos utilizadores da Internet subscreverem sites que forneçam FEEDS (fontes) de RSS.

> COMO O RSS PODE FACILITAR A MINHA VIDA

O usufruir de RSS implica duas coisas – que um site disponibilize uma fonte (FEED) e que o utilizador tenha um leitor de RSS.

Utilizar um leitor RSS facilita a vida do utilizador porque, cada vez que um determinado site for actualizado, o leitor RSS receberá uma notificação.

Ou seja, por exemplo, se você Subscrever o RSS FEED deste Site, cada vez que eu escrever um post, você será notificado através do leitor RSS.

Isto facilita a vida porque escusa de estar a perder tempo a ir constantemente a um site ver se este tem uma notícia nova, ou de perder uma notícia nova só porque não foi a esse site.

Resumindo – Poupa muito tempo, é fácil de utilizar e permite-nos estar sempre actualizados!

> COMO ‘INSTALO’ O RSS

O RSS não se instala – pode-se é instalar um leitor de RSS. O leitor RSS liga-se ao FEED RSS do site que vocês subscreveram e vai ler as notícias / posts novos que foram colocados.

 

Há vários leitores RSS na internet – podem procurar no Google – mas aqueles que eu prefiro são os leitores RSS online, nomeadamente o GOOGLE READER e a homepage do IGOOGLE.

 

Com estes dois últimos serviços não é preciso instalar nada, basta ter uma CONTA GOOGLE que podem obter a partir deste link – Criar um Conta Google.

> COMO SUBSCREVO O RSS FEED DE UM SITE

Normalmente os sites apresentam um link directo bem claro para subscrever o FEED. Por exemplo, aqui no Internet Ganhar Dinheiro, o link está bem claro – é aquele grande quadrado cor-de-laranja do lado direito (quadrado esse que se tornou um standard).

Então, cada vez que um site vos interessar, clicam nesse quadrado e subscrevem o FEED RSS no leitor de RSS que vocês usam (como disse anteriormente, eu recomendo o do Google).

> O MEU CONSELHO

Não percam tempo hesitando em usar um leitor RSS – eu hesitei durante muito tempo e só depois de usar um leitor RSS é que reparo no tempo que perdia a andar se site em site averiguando se tinham alguma coisa nova!

Usem um leitor online – recomendo mais uma vez ou o Google Reader ou o IGoogle.

E por último, subscrevam o FEED RSS do Internet Ganhar Dinheiro – vão ver que vai valer a pena!!

 

Espero sinceramente que este post vos tenha motivado a utilizar um leitor RSS para os Sites / Blogs que utilizam diariamente!

9 Comments

  1. Pingback: Viagem à Volta Da Blogosfera 20-01-2008 | Blog | Trabalhar a partir de casa | Programas grátis | Euromilhões | Dinheiro

    • Muito obrigado pelo comentário! 🙂

      Os sites, sem ser blogs, também podem ter feeds desde que sejam actualizados – há vários formatos de sites, com diferentes tipos de feeds.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *