Conto Popular – “A Maravilha do RSS” – Leitor Google Reader

Este post vai servir para convencer aqueles que ainda não usam um leitor RSS a usar um uma vez por todas. E para quem usa, pode ser que aprende neste post uma dica 🙂

Para facilitar, vou contar duas histórias. A primeira, do Sr. Manuel que não usa leitor RSS e a segunda, do Sr. João que usa o Google Reader em conjunção com o Google IG. Tanto o Sr. Manuel como o Sr. João usam o computador e a Internet da mesma forma e com o mesmo fim. (os nomes são fictícios)

 

ERA UMA VEZ O SR. MANUEL E O SR. JOÃO

Era uma vez o Sr. Manuel e o Sr. João, dois utilizadores que têm 10 blogs que gostam de ler, 3 desses blogs escrevem um post todos os dias à mesma hora, o resto não tem periodicidade fixa – tanto escrevem como não escrevem, tanto escrevem de manhã como à noite.

O Sr. Manuel não usa RSS porque nunca se deu ao trabalho de ver o que é. Para remediar, tem uma pastazinha nas Bookmarks onde diz ‘diário’ e onde coloca todos os blogs e sites que gosta de ver diariamente. Cada vez que quer ver se foi escrito algo de novo, clica no atalho do blog e verifica – faz isto ao longo do dia – às vezes para blogs que só vão actualizar no dia seguinte. Quando chega à noite, abre todos os blogs e verifica minuciosamente aqueles que foram actualizados ou não – perde com isto imenso tempo, um tempo precioso!.

O Sr. João usa como leitor de RSS o Google Reader. Antes, pensava como o Sr. Manuel e não se dava ao trabalho de aprender a usar os ‘Feeds RSS’. Mas houve um dia em que tudo mudou – um duende mágico, que surgiu dum popup, disse-lhe: “Vou-te dar um meio de poupares imenso tempo por dia na Internet!” – “Mas para isso tens de seguir aquilo que te vou dizer.”

PRIMEIRO PASSO

Cria uma conta no Google, podes fazê-lo por este link – Criar Conta Google

“Ter uma conta no Google é grátis e dá-te funcionalidades fantásticas tal como o Gmail, Google Reader, Google Docs, Google Webmaster Tools, Google Analytics, Google Pack, entre outros”, acrescentou o Duende.

Criar conta google

SEGUNDO PASSO

Vai a todos os blogs que gostas e procura o botãozinho de RSS – este pode surgir tanto no blog, como na barra de endereço do Browser que usas.

Na barra de endereço (botão laranja à direita):

barra de endereço

No próprio blog:

botao_rss

TERCEIRO PASSO

Clica no BOTÃO RRS e vais ser levado para uma página onde te vai aparece qualquer coisa do género:

Feedburner

Aqui clica no botão Google.

QUARTO PASSO

Vai aparecer então a seguinte página:

google_reader

Aqui escolhe e clica em ‘Add to Google Reader’ ou ‘Adicionar ao Google Reader’. E já está – Já subscreveu esse blog!

“Agora, quando esse Blog actualizar, serás notificado através do Google Reader”, disse o Duende.

QUINTO PASSO

Para facilitar as coisas, vamos usar ainda o Google IG – o IGoogle. Vai à página www.google.com/ig. Aqui vais clicar no botão que diz ‘add Stuff’ (encontram-no à direita):

add_stuff

e no ‘Search for gadgets’ vão escrever: ‘Google Reader’

Search for gadgets

No primeiro resultado vão clicar no botão ‘ADD IT NOW’.

SEXTO PASSO

Neste momento, quando voltarem para o www.google.com/ig deverão ter já isto:

google IG reader

Como podem ver, todas as notícias dos blogs que foram actualizados aparecem nesse quadrado – no caso do Sr. Manuel aparece uma notícia não lida.

CONCLUSÃO

  1. Espero que com este conto tradicional, passado de avós para netos, vos incuta o gosto pelos RSS Feed e pelo uso do IGoogle.
  2. No IGoogle podem também adicionar outros plugins interessantes como o Gmail e uma caixa de busca da Wikipedia – podem também mudar o theme 🙂
  3. O Sr. Manuel depois de ler este artigo começou a usar o Google Reader, o IGoogle e os RSS Feeds.
  4. Se acharam este post esquisito, não liguem, hoje é um dia especial – devo acabar a minha tese de mestrado 🙂

Um abraço

4 Comments

  1. cara parabens pelo post!
    muuuuito legal o geito que você explicou..tem muitas pessoas que não sabem o que é o RSS e nen a sua importancia nos blogs..

    O rss me ajuda muito,uso o netvibes…vejo muuuita informação em uma só pagina…

    Vo assinar seu rss!
    Muuuito bom seu blog!

    parabens!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *