Ferramentas indispensaveis para SEO

Fazer um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é indispensável para qualquer site ser conhecido ou receber visitas. Neste contexto há algumas ferramentas que uso quase diariamente e que considero indispensáveis (umas mais que outras).

AS FERRAMENTAS

Provavelmente irão encontrar pela Internet muitas ferramentas semelhantes, mas estas são as que me habituei a usar e que recomendo a todos os leitores.

1. PageRank Meter

http://www.iwebtool.com/multirank

Esta ferramenta permite-nos ver o GOOGLE PageRank para vários sites que queiramos.

2. Backlinks Watch

http://www.backlinkwatch.com/

Faz uso da API da Yahoo para monitorização de Backlinks. Esta ferramenta permite-nos ver a evolução dos nossos backlinks e a assim se o nosso trabalhos de SEO está a dar resultados. Nos resultados da ferramenta aparece também o PR (PageRank) do link para o nosso site o que nos dá um boa visão global da força dos links para a nosso pagina.

3. Overture Brasil

http://inventory.overture.com/d/searchinventory/suggestion/?mkt=br〈=pt_BR

É das ferramentas que mais utilizo antes de criar um site novo ou mesmo um post num blog. Quando criamos um site ou um post de blog, o conteúdo é tudo – é o mais importante. Por outro lado, podemos manter um bom conteúdo e ainda usar as keywords mais procuradas. Esta ferramenta permite-nos saber o fluxo de procura para uma determinada keyword ou relacionadas – a diferença das outras é que esta nos dá os resultados da procura no YAHOO BRASIL. (PS: o site demora muito a abrir e muitas vezes falha na abertura, portanto é preciso se insistente que ele acaba por abrir)

4. SEO Book Keyword Suggestion Tool

http://tools.seobook.com/keyword-tools/seobook/

O SEO Book Keyword Suggestion é uma das melhores, senão a melhor, ferramenta para sugestão de keywords que há disponíveis e grátis. Dá o resultado do fluxo de procuras para Keywords em várias línguas (o português infelizmente não está incluido) e segundo vários motores de busca. É essencial quando se pensa em criar um site ou um post de blog em Inglês. Como disse em cima, o conteúdo é tudo e quanto mais rico for em keywords procuradas, mais optimizado aparecerá nos motores de busca.

5. Top 100 Rankings Position Check

http://link.ezer.com/tools/google_serps_rank_checker.asp

Escevem-se as keywords a procurar e o site desejado e esta ferramenta diz-nos em que posição se encontra o nosso site quando pesquisamos as keywords no GOOGLE. É muito boa para ver se o nosso trabalho SEO está a dar frutos e se realmente estamos a subir no ranking. Muito, muito útil.

6. PR Prediction

http://www.iwebtool.com/pagerank_prediction

Com esta ferramenta conseguimos obter uma estimativa do nosso PR (Page Rank) actual, mesmo que ele não esteja disponível na google toolbar. Este valor é uma estimativa da força dos links para o nosso site, não usa o algoritmo do GOOGLE, mas uma tentativa de mimetização, logo tem o valor que tem.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *